Novo livro: OS ENCONTROS DE PREPARAÇÃO PARA A VIDA MATRIMONIAL NA DINÂMICA PAROQUIAL

0

O mais recente livro de André Parreira tem a parceria e o selo da Seção brasileira do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e Família.

Na introdução, o autor explica sua motivação para mais esta obra:

“Há vários anos venho estudando e falando sobre o tema. Foram inúmeras palestras e cursos de formação, dentro e fora do Brasil, bem como momentos de discussão e apoio a diversas paróquias, dioceses e regionais da CNBB na jornada de renovação da estrutura que é, sem dúvida, uma das mais importantes na esfera da Pastoral Familiar, a Preparação para o Matrimônio.

Ao final das palestras ou cursos, é comum que os participantes solicitem os slides utilizados ou algumesquema do conteúdo. Com tal objetivo, apresento este livro, uma síntese das palestras e cursos sobre as orientações gerais da Igreja para a Preparação Próxima para o Matrimônio.”

 

O livro procura responder à diversas perguntas que surgem quando se fala da etapa próxima da Preparação para o Matrimônio, a etapa ainda bastante conhecida como “Cursos ou Encontros de Noivos”:

*Quais as recomendações da Igreja sobre a preparação para o Matrimônio? 

*Quais as etapas dessa preparação? O que significa o catecumenato recomendado pelo Papa Francisco? 

*Quais os temas realmente necessários? 

*Qual a forma recomendada para os Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial? 

*Como organizar a estrutura dos encontros na paróquia? 

*Quem pode ajudar nesta missão? 

*Qual o momento ideal para o casal frequentar os encontros? 

*Há um prazo de validade dos certificados de participação? 

*E os casais que já moram juntos, precisam participar dos encontros?

Estas perguntas e muitas outras são respondidas de forma didática e a partir da análise dos documentos da Igreja sobre a preparação para o Matrimônio, bem como de sua própria experiência como agente e formador na Pastoral Familiar. Com ênfase na Pastoral Familiar missionária, “em saída”, conforme deseja o Papa Francisco.

O livro tem a apresentação de Dom Wilson Tadeu Jönck, Arcebispo de Florianópolis e membro da comissões Regional(CNBB Sul4) e Nacional da Pastoral Familiar:

APRESENTAÇÃO

André Parreira tem dado uma grande colaboração na busca de caminhos para ajudar os jovens a se prepararem para o casamento. O seu livro sobre os encontros de preparação para o matrimônio foi uma luz para quem se dedica a este trabalho pastoral. Além dos conteúdos distribuídos em vários encontros, propõe uma nova metodologia de como apresentar os assuntos. A novidade consiste na organização de pequenos grupos para favorecer o diálogo entre os participantes.

A preparação para o matrimônio é um dos temas mais recorrentes nos documentos da Igreja sobre a família. Há uma preocupação com a desestruturação dos casamentos nos nossos dias. Uma preparação adequada dos jovens para assumirem tão grande responsabilidade na vida é uma grande ajuda. A nova proposta de encontros está recebendo grande acolhida. Muitas paróquias estão adotando o novo método de preparação para o matrimônio.

O novo livro “Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial – na dinâmica paroquial” é uma complementação do primeiro. Fornece, sobretudo, elementos para os dirigentes aprofundarem a reflexão sobre os assuntos estudados. Muito valiosa é a apresentação de bibliografia sobre a temática, principalmente os documentos da Igreja.

Com alegria apresento este novo livro do André. Que possa ser um estímulo para todos os que se dedicam em ajudar os jovens na preparação do matrimônio. A família é um grande tesouro na vida de cada pessoa e também da sociedade.

Dom WilsonTadeu Jönck – Arcebispo de Florianópolis


À venda em diversas livrarias e também em nossa loja virtual  (clique aqui).